Úteis para Deus – II Timóteo 2:20-21
janeiro 23, 2014
Resultado da Pesquisa
janeiro 31, 2014

Deus não usa qualquer pessoa para fazer Sua obra. Há aqueles que  pensam  que pode  servir a Deus de qualquer maneira.

A Bíblia relata a vida de um jovem rico que buscava seguir a Jesus, mas não queria deixar suas riquezas terrenas. Jesus foi enfático em dizer que para segui-lo, o jovem precisava primeiro tirar todos os impedimentos, e colocar Deus em primeiro lugar em sua vida. (Jesus não escolhe qualquer um) Lucas 18:18-27.

Trataremos nessa mensagem de algumas qualidades do homem que  Deus quer para seguir a Jesus. Essas qualidades foram encontradas na vida de Ananias, que é bem pouco falado na Bíblia, mas quem  batizou o maior de todos os missionários depois de Jesus: apóstolo Paulo.
AS CINCO QUALIDADES DO HOMEM QUE DEUS USA
1. TEM CORAÇÃO DE DISCÍPULO. “…um discípulo, chamado Ananias” At 9:10

Não simplesmente membros de igreja, mas discípulos…
    Ser discípulo é ser comprometido completamente com a obra de Deus.
    A palavra discípulo significa “ser como o mestre”. Ou seja, ele segue as determinações do mestre Jesus.
    O discípulo tem bom testemunho perante todos. At 22:12 “ …Um homem chamado Ananias, piedoso conforme a lei, tendo bom testemunho de todos os judeus que ali moravam”.

2. DEUS PODE CONTAR COM ELE. “ …Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu; Eis-me aqui, Senhor.” At 9:10

Um discípulo é obediente. At 5:32
    Está sempre pronto para fazer a vontade de seu mestre. I Tm 2:4
    Um discípulo não manda outro, ele mesmo se oferece para cumprir a vontade de seu mestre.  “ … Eis-me aqui, envia-me a mim.” Is 6:8

3. TEM O DIRECIONAMENTO DE DEUS. “ Então o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso: pois ele está orando…” At 9:11,12

O discípulo não faz a obra de Deus sem  antes buscar dele a direção e vontade.
    Podemos fazer muitas cousas, mas as de que Deus se agrada, serão sempre aquelas cujas orientações vieram d’Ele.
    Josué uma vez não buscou a direção de Deus, e complicou bastante a sua vida e  de sua nação. Josué 9:14

4. TEM LIMITAÇÕES HUMANAS. “ … Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos santos em Jerusalém…”At 9:13,14

O homem que Deus usa tem limitações humanas, mas estas nunca podem ficar acima da vontade de seu Senhor.
    Podemos até questionar, mas temos que obedecer.
    Podemos até reconhecer nossas fraquezas e debilidades, mas, sobretudo, que Deus está conosco e que dará força e vitória naquilo que fizermos.

5. ENTENDE O MUNDO SOBRENATURAL. “… Então Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheios do espírito Santo.” At 9:17

O homem que Deus usa tem poder em suas ações.
    O homem que Deus usa cumpre  a palavra profética de que os sinais acompanhariam aos que cressem em Deus: curas milagres e prodígios. Marcos 16:15-18
    O homem que Deus usa prega, batiza, cura e liberta pelo poder da palavra de Deus.

O homem que Deus usa é discípulo; Deus pode contar com ele; tem o direcionamento de Deus; tem limitações humanas, mas entende o mundo sobrenatural.

Deus tem buscado  homens e mulheres como Ananias, segundo o seu coração.

Deus quer usar você com qualidades de discípulo para fazer a Sua vontade.
Pr Francisco Nascimento