Perdão ou Vingança – Gênesis 50:15-21
janeiro 15, 2013
Com Cristo Somos Mais Que Vencedores – Romanos 8:31-39
janeiro 30, 2013

Certamente, você já passou situações difíceis nas quais olhou ao seu redor e perguntou: com quem posso contar? E é exatamente nos momentos difíceis da vida que temos a resposta a essa pergunta. Na atual fase da sua vida você sabe com quem pode contar? Independente da sua realidade, queremos que saiba que existe alguém que, mesmo experimentando a traição e o abandono, jamais irá te tratar do mesmo modo: Jesus Cristo. No texto lido você receberá preciosos ensinamentos que te fortalecerão:

I – NOS MOMENTOS DIFÍCEIS MUITOS SE AFASTAM

A Bíblia diz que naquele momento tão difícil pelo qual passava, Jesus era seguido apenas de longe por Pedro. Quem era Pedro? Era discípulo, que significa seguidor. Foi um dos primeiros a deixar tudo para seguir a Jesus (Lucas 5:11); foi escolhido para compor a Equipe de 12 (Lucas 6:14); vivenciou milagres (Lucas 8:24); esteve com o Mestre em todos os momentos marcantes do Seu ministério (L 9:28). Do ponto de vista humano, Pedro seria aquele amigo que jamais negaria o Seu Líder. Mas não foi isso que aconteceu. E outros discípulos, onde estavam? Você, assim como Jesus, certamente já sofreu decepções. Contudo, Jesus nunca negou a Pedro e nem o decepcionou. Pelo contrário, o escolheu para ser um dos fundadores de Sua Igreja. Pois esse mesmo Jesus também te escolheu e pagou preço alto por sua vida. Decida segui-lO mais de perto.

II – NOS MOMENTOS DIFÍCEIS MUITOS DISCRIMINAM

Pela análise do texto, fica evidente que Pedro adotou uma postura de discriminação. Ele não ficou solidário com a situação de Jesus. O desprezou dizendo: não O conheço (vers. 57); eu não sou um deles (vers. 58). E quando alguém afirmou: “certamente este homem estava com ele” a resposta foi: “não sei do que você está falando” (vers. 60). Quem pode dizer que nunca se sentiu discriminado, desprezado, abandonado quando mais precisava de uma presença amiga. Mas o evangelho de Jesus Cristo nos revela que Deus não discrimina ninguém. Por isso Ele entregou o Seu Filho para ser salvação na vida de TODOS os que creem (João 3:16). Tome uma atitude de fé: por meio da oração, diga a Ele que você aceita o Seu amor e quer a segurança de se sentir aceito por Ele em todos os momentos.

III – JESUS É DIFERENTE

Vamos atentar para a forma como Jesus agiu. A Bíblia relata que Ele simplesmente olhou para Pedro diretamente nos olhos (vers. 61). Não reclamou, não julgou, não retribuiu as ofensas, apenas silenciou. E isso foi o bastante para que Pedro tomasse consciência dos seus atos e se arrependesse. Ele chorou amargamente pelo que tinha feito ao Seu Mestre. Vamos aprender com Jesus e entender qual deve ser a nossa atitude quando somos injustiçados. A nossa justiça, quando estamos com Cristo, vem de Deus. Então, certifique-se de que você, de fato, tem Jesus Cristo no comando de sua vida.

CONCLUSÃO

Hoje, olhamos para Pedro e para Jesus. É preciso refletir que em algumas situações agimos como Pedro. Ou seja, pode ser que você já teve dificuldade de assumir seus atos. Em outros casos, você, a exemplo do que aconteceu com Jesus, se sentiu abandonado ou discriminado. Mas, no primeiro caso é necessário arrependimento; e no segundo, agir como Jesus agiu. O perdão que Pedro recebeu foi a oportunidade para que ele se tornasse, de fato, um GRANDE DISCÍPULO. Esse é o plano de Deus para a sua vida. Decida seguir a Jesus Cristo agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *