11 características de um líder verdadeiramente excelente
janeiro 10, 2018
A vida espiritual da família
janeiro 29, 2018

Que a trajetória de um líder é cheia de desafios e de situações adversas todo mundo já sabe. Mas, o que fazer para superar?

É bem verdade que todo aquele que estiver exercendo uma liderança ou seja o chamado que Deus colocou sobre sua vida, enfrentará muitos problemas. Porém, é possível, sim, que o líder supere cada um deles.

Os mais comuns?

1. Decepção com pessoas

Qual o líder que nunca passou por isso? Trabalhar ao lado de alguém durante um tempo, investire acreditar na pessoa depositando toda a sua fé nela e, por fim, vem uma grande decepção. A decepção pode ocorrer porque a pessoa traiu a sua confiança ou porque ela não frutificou o que deveria, por exemplo.

O que o líder precisa ter em mente é que ele pode vence e superar a decepção.

2. Momentos de solidão

Sabe aqueles momentos que você pensa que é muita coisa para você cuidar, que a você está com muitas responsabilidades, que as pessoas não te ajudam e que as pessoas mais próximas não estão tão envolvidas como você gostaria que estivessem?

Então… é neste momento que o líder se sente, literalmente, sozinho.

3. Problemas em conjunto

Tem um ditado popular que diz que “problema nunca vem sozinho”. Pois é, todo o líder passa por isso. Em certos momentos específicos, entretanto, chega a parecer que todos os problemas do mundo resolveram conspirar contar ele.

Funciona mais ou menos assim, você está na liderança e começam os problemas financeiros, depois começa a aparecer um ou outro atrito na família, outros com os líderes, alguns outros com os liderados, o emocional começa a desequilibrar…. enfim, a sensação é de que os problemas vieram de todas as áreas ao mesmo tempo.

4. Peso de uma decisão errada

Quem nunca sofreu por conta do peso de uma decisão errada? Quando nós, líderes,  tomamos uma decisão errada, acabamos por colher alguns prejuízos, decepções, sofrimentos e dores.

Sim, cada um destes são problemas comuns na caminhada de qualquer líder e que podem ser decisivos para a decisão mais errada em sua vida – a desistência de seu chamado.

O líder não precisa pensar que é só ele que passa por isso, muito menos, que ele não tem a unção necessária para superar os problemas e avançar. O que ele vai precisar é:

a) Ter uma visão clara a respeito do plano de Deus para a sua vida

Se o líder tem uma visão clara do plano de Deus para o seu futuro e crê que esta visão irão se cumprir, ele consegue superar qualquer desafio. Quando Deus planta os sonhos no coração do homem, ninguém e nenhuma adversidade é capaz de fazê-lo desistir. Ele vai superando os problemas um a um.

O líder precisa a todo o tempo estar ajustando esta visão se perguntando: “Como vai estar a minha liderança daqui a cinco anos?”, “Onde e como eu quero estar daqui a cinco anos?”, “O que eu vou conquistar em minha vida daqui a cinco anos?”.

Este tipo de reflexão ajuda o líder a estar, não só vencer os problemas em sua caminhada, como, também, a estar focado e a perceber os problemas como o que eles realmente são – desafios para patamares maiores.

b) Ser uma pessoa de fé

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (Hebreus  11.1).

Isso significa que ser uma pessoa de fé é quando se crê em coisas que, normalmente, não fariam sentido. É quando se acredita naquilo que ainda não existe como se já existisse.

Então, quando o líder é alguém cheio de fé, ele vai olhar os problemas que estão acontecendo no meio da sua caminhada como oportunidades para que ele possa manifestar a sua fé, além de oportunidades para que ele aprenda coisas novas vencendo, assim, todos os desafios de sua caminhada.

c) Livrar o coração de mágoas e de ressentimentos

Se o líder deixar o seu coração ficar magoado ou ressentido com as situações adversas que aconteceram no meio da caminhada, ele, certamente, ficará sem energia, desmotivado e sem fé. Desse jeito, como irá superar as adversidades? Como este líder conseguirá forças para superar os problemas e alcançar a visão que Deus colocou em seu coração? Impossível!

Esta é uma decisão importantíssima que o líder precisa tomar para que possa continuar superando os desafios que virão em sua caminhada.

d)  Ter atitude

Quando o líder é uma pessoa de atitude, ele consegue a energia necessária para superar os problemas e deixá-los para trás.

A questão da atitude é como dizem por aí: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. O que isso significa? Significa que quando o líder tem atitude, ele não fica parado diante dos problemas que estão acontecendo, sejam poucos ou muitos.

O líder de atitude, meio em meio a muitos problemas, ele dá um jeito de se levantar de fazer com que “as coisas aconteçam”, de realizar o que precisa ser realizado. Por isso, ser alguém de atitude o ajuda a superar os desafios!

O importante mesmo, diante de todos os desafios que um líder possa enfrentar é ter uma certeza sempre em mente – Os problemas não podem frustrar os planos de Deus sobre a sua vida! Com esta certeza em mente, certamente, o líder conseguirá superar todo e qualquer problema em sua caminhada.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *