É tempo de restauração – Filemom 1:10-17
agosto 21, 2012
Quem subirá ao Monte do Senhor? – Salmo 24
setembro 6, 2012

Nós fomos criados por Deus com corpo, alma e espírito (II Ts 5:23). Portanto, somos seres espirituais, temos uma alma e habitamos num corpo. O nosso espírito um dia se apresentará diante de Deus. O nosso corpo voltará ao pó de onde foi formado (Gn 3:19/ Ecl 12:7). E a nossa alma manterá todos os registros das nossas experiências, atingindo o nosso espírito e exercendo domínio sobre o nosso corpo. O que a sua alma mais deseja? Seria um carro novo, uma casa, um bom emprego, muito dinheiro? Seria uma viagem pelo mundo, umas férias nas ilhas gregas, um longo descanso num hotel 5 estrelas? Seria uma grande festa com comidas e bebidas as mais variadas?

I – A NOSSA ALMA DESEJA RIQUEZAS MATERIAIS – O homem dessa parábola contada por Jesus, mantém um diálogo com a sua alma e após uma supersafra, onde conseguiu ampliar o seu patrimônio, ele planeja trabalhar ainda mais construindo maiores celeiros e aí diz à sua alma: “alma, tens em depósito muitos bens…”! Isso demonstra a realidade do homem dos nossos dias, um homem dominado pelas riquezas e bens materiais. O deus da riqueza é um demônio chamado “Mamon” (Mt 6:24). Esse demônio escraviza as suas vítimas, ricos ou pobres, que passam a viver em função do trabalho, do ganhar mais, mesmo que para isso tenha que sacrificar sua família, saúde, vida, alma etc. Vivem sem tempo até para Deus. Decida hoje se libertar desse espírito maligno! Deus sabe que precisamos de “todas essas coisas” (Mt 6:31-33). Confie em Deus e entregue a sua vida a Jesus agora mesmo!

II – A NOSSA ALMA DESEJA DESCANSO E LAZER -“Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos, descansa…” (Lc 12:19). A humanidade sempre procurou “pão e circo”, descanso e lazer. Gostamos de sombra e água fresca, de ficarmos “deitado eternamente em berço esplêndido”. Temos facilidade em buscar descanso e lazer, mas muitas vezes não temos tanta disposição em estudar para concursos, em trabalhar, em nos disciplinar para as atividades espirituais. A nossa alma, quando não nos escraviza no trabalho, nos empurra para o lazer e o descanso em exagero. Muitos levam a vida só para trabalhar e quando muito, descansar e nunca tem tempo para Deus. Você vive assim? A sua alma só exige de você trabalho e descanso? Lembre-se de que você é um ser espiritual e que um dia você se encontrará com Deus. Decida se encontrar com Jesus agora e seja salvo!

III – A NOSSA ALMA DESEJA PRAZERES CARNAIS -“Alma… come, bebe e regala-te” (Lc 12:19). A nossa alma é atraída pelos prazeres do mundo. Ela deseja desesperadamente experimentar os prazeres carnais os mais variados. E se não frearmos a nossa alma, ela se envolverá com todo tipo de prazer. Jesus nos contou a “Parábola do Filho Pródigo”, onde nos mostra a alma do filho pródigo lutando pela sua liberdade para poder se entregar aos prazeres carnais (Lc 15:11-17). Comer, beber, regalar-se, festejar é do que a nossa alma mais gosta. E muitos se entregam a esses desejos da alma, comprometendo toda uma vida com sofrimentos, tristeza, dor e lamento por alguns minutos de prazer. Isso é uma verdadeira loucura. E se você tem caído nesse engano e loucura, saiba que ainda há tempo para mudar e ser feliz. Em apenas um minuto de oração aos pés de Jesus, Ele pode mudar a tua vida, te perdoar e te salvar.

CONCLUSÃO: Viver atendendo aos caprichos e desejos da alma é uma verdadeira loucura (Lc 12:20-21). Decida agora entregar a sua vida, os seus desejos e vontades, a sua alma, corpo e espírito para Jesus. E você será verdadeiramente feliz e terá vida em abundância, vida eterna (Jo 10:10)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *