Ter uma estrutura estável
dezembro 3, 2013
Popup Facebook
dezembro 27, 2013

Frase que estava escrita na traseira de um caminhão: “Estou perdido, não me siga”. Vemos hoje tantos perdidos fazendo seguidores e arrastando pessoas para a perdição, quer seja a perdição ética ou espiritual. São principalmente jovens e adolescentes seguindo “perdidos”, sendo influenciados por péssimas companhias e amizades que só levam á destruição, ao sofrimento e até a morte.

Cuidado, muito cuidado com quem você segue, com as suas amizades. Jesus disse que se um cego guiar outro cego, ambos cairão no abismo (Mt 15:14). Quem segue um perdido, também está perdido!

I – TEM PESSOAS QUE DESEJAM SEGUIR A JESUS POR INTERESSES MATERIAIS – Lucas 9:58
Esse candidato que declarou com tanta firmeza que seguiria a Jesus para onde quer que Ele fosse, parece que o seu interesse estava no conforto, segurança ou casa própria. Daí a resposta de Jesus: “As raposas tem seus covis e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Portanto, se alguém deseja seguir a Jesus pensando em bens materiais ou está querendo uma vida sem problemas, logo vai se decepcionar. Seguir a Jesus é renunciar a própria vida, com seus prazeres carnais pecaminosos, é comprar uma briga com satanás, é enfrentar uma sociedade que jaz no maligno.
Quem decide seguir a Jesus estará seguindo a pessoa certa que o levará a uma vida plena e abundante, a uma vida eterna. E aí, você tem coragem para seguir a Jesus?

II – TEM PESSOAS QUE DESEJAM SEGUIR A JESUS, MAS SEM COMPROMISSO – Lucas 9:59
Hoje em nossa sociedade tem sido vantajoso declarar-se cristão evangélico. Tem empresas que preferem contratar evangélicos, pois eles não consomem bebida alcoólica, são mais frequentes ao trabalho, são mais éticos e honestos ou pelo menos é isso que os empregadores esperam de um crente em Jesus. E com o crescimento dos evangélicos no Brasil, começa a se formar uma cultura evangélica. Surgem então os cristãos evangélicos sem igreja, sem compromisso com o Reino de Deus e sem um testemunho cristão. São mortos que parecem vivos, isto é, fisicamente vivos, mas espiritualmente mortos (Lucas 9:60).
E você, está disposto a assumir um compromisso de vida com Jesus? Está disposto a anunciar o reino de Deus?

III – TEM PESSOAS QUE DESEJAM SEGUIR A JESUS, MAS SEM QUE ISSO SEJA PRIORIDADE – Lucas 9:61-62
Esse candidato ao discipulado ofereceu-se para seguir a Jesus, mas ele impôs uma condição: “…mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa”.  Com Jesus não funciona assim. Não é o discípulo que estabelece as condições, mas o Discipulador que é Jesus. Se Jesus não estiver em primeiro lugar em nossa vida, Ele não estará em nossa vida! Jesus quer o nosso coração, Ele deseja estar no centro da nossa vida, dirigindo, guiando cada momento, cada passo que dermos. É assim que funciona o discipulado de Jesus.
Você está disposto a convidar Jesus para ser o centro da sua vida? Você está disposto a abrir o seu coração para Jesus entrar, fazer morada e liderar a sua vida?

CONCLUSÃO: Três candidatos ao discipulado nós encontramos nesse texto de Lucas 9:57-62 e parece que nenhum deles foi aprovado. O primeiro estava interessado em bens materiais. O segundo estava mais preocupado em “sepultar seu pai” do que em anunciar o reino de Deus. E o terceiro tinha muitas ocupações e ainda estava em dúvida.
Jesus está procurando pessoas dispostas a colocá-Lo em primeiro lugar na sua vida, a assumir um compromisso com Ele, a servi-Lo como discípulo. Você está disposto? Você quer entregar a sua vida a Jesus?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *