Web Toolbar by Wibiya A Centésima Ovelha - Lucas 15:1-7

Pregação para Células | Estudos para Células | Sermões para Células

A Centésima Ovelha - Lucas 15:1-7

Jesus, por meio das parábolas ensinava princípios importantes aos seus discípulos. Na história da centésima ovelha, podemos aprender um pouco mais do amor e cuidado de Deus pelos perdidos. A ovelha que tinha se desgarrado era muito importante para o seu pastor e por isso ele foi procurá-la. É sobre essa busca da ovelha perdida que vamos refletir.

I – A CENTÉSIMA OVELHA TINHA SE DESGARRADO

O bom pastor guia as suas ovelhas com muito cuidado e atenção, a fim de que nenhuma se desgarre do rebanho e se perca. O pastor dessa parábola seria um pastor rico, pois naquela época na Palestina ter 100 ovelhas já seria considerado rico, mas mesmo assim ele foi atrás daquela ovelha desgarrada. Jesus está aqui enfatizando o valor de cada pessoa para Ele. Todos são importantes e Ele quer salvar a todos, pois a vontade de Deus é que nenhum se perca como está escrito em João 6:39: "E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia". Portanto, saiba que você é importante para Deus. Jesus quer te salvar, ainda que para isso Ele precise te carregar nos ombros. A ovelha é considerada perdida quando não está no aprisco do seu pastor, não importando onde ela esteja. Portanto, se você não estiver com Jesus, o Bom Pastor, você está perdido! Só em Jesus há salvação! Venha para Jesus!

II- A CENTÉSIMA OVELHA TINHA ABANDONADO O APRISCO

Não sabemos os motivos que levaram aquela ovelhinha a deixar o aprisco. O fato é que ela não estava mais com as outras e quando o pastor observou que faltava uma, foi logo em busca dela, deixando as outras em segurança no aprisco que geralmente era construído no deserto. Podemos comparar as ovelhas que abandonaram o aprisco com as pessoas que deixaram as suas igrejas e não mais seguem a Cristo como seu Pastor, ainda que se lembrem dEle. O maior interessado em ver as ovelhas fora do aprisco são os lobos, predadores naturais delas, os quais podem ser comparados com satanás e uma vez que as pessoas perdem a cobertura espiritual oferecida pela igreja, tornam-se presas fáceis do inimigo. "Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas." (João 10:12) Se você está sem aprisco, sem proteção e cobertura espiritual, reconcilie-se agora com Jesus e venha para o nosso aprisco, para a nossa igreja, para a nossa célula! Aqui você encontrará apoio, orientação e discipulado seguro! A sua decisão trará grande alegria para você, para Jesus e para todos nós!

CONCLUSÃO: A centésima ovelha, assim como as outras noventa e noventa, eram valorizadas, amadas e queridas pelo seu pastor e por isso ele não aceitava que nenhuma se perdesse. Talvez você seja essa "centésima ovelha" que Jesus tem tentado trazer de volta, resgatar, recuperar. O que o impede de aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador? As verdadeiras ovelhas de Jesus ouvem a sua voz, obedecem e se deixam pastorear por Ele e assim são guardadas, protegidas e salvas (João 10:27-29). Permita que Jesus faça isso com você! Aceite o cuidado, carinho, amor e a salvação que Jesus lhe oferece. Diga sim para Jesus!

Registre-se com seu e-mail para receber nossas Mensagens de Células via Email. GRÁTIS!

Pesquisar