Web Toolbar by Wibiya Uma cidade chamada Ziclague

Pregação para Células | Estudos para Células | Sermões para Célul

Uma cidade chamada Ziclague

Texto: I Samuel 30:1-6.

Talvez você nunca tenha ouvido falar da cidade de Ziclague ou mesmo não se lembre dessa cidade citada na Bíblia, mas certamente você já passou ou quem sabe está passando por uma situação semelhante a que os moradores de Ziclague viveram nos dias do grande guerreiro Davi.
Eis a situação dos moradores de Ziclague: tristeza, sofrimento, dor, revolta, angústia etc. Eles tinham perdido suas famílias, seus bens e propriedades. O inimigo tinha atacado a sua cidade e roubado tudo o que de mais precioso eles possuíam. Ziclague agora era só cinzas e fumaça no ar e assim era também a alma dos seus moradores. Mas havia uma esperança e essa esperança estava em Deus e Davi conhecia muito bem esse Deus e poderia clamar por Ele!

I - ZICLAGUE, UMA CIDADE DESTRUÍDA PELOS INIMIGOS - Ziclague, no hebraico, significa serpente, sinuosa ou ondulada. Era, portanto, uma cidade que já tinha um nome "carregado" de maldição, pois a serpente é o símbolo do inimigo, do diabo, a antiga serpente, o enganador, o pai da mentira, aquele que veio para roubar, matar e destruir. A cidade, agora, estava destruída e sem vida. Os homens, aqueles que eram os responsáveis por guardar, por vigiar a cidade, por um lapso, por um erro de estratégia ou mesmo por excesso de confiança, abriram a guarda e o inimigo entrou e agiu sem piedade. Ora é assim mesmo que o "inimigo" age, num momento em que a gente nem espera, ele vem "sinuosamente, sorrateiramente" e ataca.
Os inimigos que atacaram Ziclague foram os Amalequitas, antigos conhecidos de Israel, de Judá e sempre perseguiu o povo de Deus. Eles eram descendentes de Esau, eram assassinos e assaltantes, desde o começo de sua história (Êx 17:14 e 16; I Sm 15:2). E Saul, por desobediência, não os exterminou e agora, eles estavam atacando a descendência de Jacó, de Israel, Davi.
Qualquer que seja o inimigo que venha contra nós para nos atacar e destruir, ainda que tenhamos cometido erros e dado brecha para o inimigo agir, temos um Deus que nos socorre, que nos perdoa e nos salva (I Jo 1:8-10). Apresente a Deus a sua cidade, a sua família que foi roubada ou mesmo destruída, a sua vida. Entregue-se nas mãos dAquele que pode restaurar a sua vida: Jesus Cristo!

II - ZICLAGUE, UMA CIDADE TRISTE E SEM ESPERANÇA - Quando os homens, moradores de Ziclague, retornaram da guerra, das suas lutas, esperando encontrar os seus filhos, suas esposas, suas casas, não encontraram mais ninguém. Tudo tinha sido destruído e queimado. Suas famílias tinham sido levadas como escravos pelos inimigos. Ziclague era uma cidade fantasma. E eles ergueram a voz e choraram até não ter mais força para chorar (I Sm 30:4). Tristeza, revolta e dor tomaram conta dos seus corações. Perderam completamente a esperança e estavam a ponto de cometerem uma loucura, estavam prestes a apedrejar o seu líder Davi, tamanho era o seu desespero.
Ziclague, outrora uma cidade alegre e festiva, refúgio seguro para Davi e seus guerreiros, uma cidade que pertencia a Judá (Js 15:31), estava sob o domínio dos Filisteus e foi dada, gentilmente, por Aquis a Davi e a seus homens (I Sm 27:6), para ser um lugar seguro, de repouso e descanso para Davi e seus soldados, agora era só fumaça.
A sua vida, a sua família, a sua alma pode estar como Ziclaque, triste e sem esperança, mas saiba que em Deus há esperança (Jó 14:7-9). E Davi sabia muito bem disso, por isso ele buscou ao Senhor (I Sm 30:6). Convido você a renovar as suas forças, a sua alegria e a sua esperança entregando-se a Jesus Cristo, pois Ele é especialista em renovar forças, ânimo e dar vida e vida em abundância!

CONCLUSÃO: Davi decidiu se reanimar no Senhor e buscar força em Deus e quando ele fez isso, seu ânimo, sua esperança foi renovada de tal maneira que ele conseguiu alcançar os inimigos, enfrentá-los e derrotá-los. Davi, juntamente com seus guerreiros, trouxeram de volta as suas famílias e Ziclague entrou em festa.
Você deseja ver a sua família alegre, feliz e em festa? Você deseja derrotar os seus inimigos, os seus problemas? Você está precisando renovar o seu ânimo e as suas forças? Então, decida buscar ao Senhor, entregue a Ele, a Jesus Cristo, a sua cidade, a sua família, a sua vida. Vamos juntos orar ao Senhor!
Registre-se com seu e-mail para receber nossas Mensagens de Células via Email. GRÁTIS!

Pesquisar