Web Toolbar by Wibiya Anime-se! O senhor é contigo - Josué 1:1-9.

Pregação para Células | Estudos para Células | Sermões para Células

Anime-se! O senhor é contigo - Josué 1:1-9.

Vivemos cercados por situações e circunstâncias que nos conduzem a todo instante ao desânimo. A correria do: dia-a-dia, as dificuldades naturais da vida moderna são um chamariz para o abatimento e a prostração. Não é novidade que este sentimento maléfico é o responsável por tantos projetos abandonados, casamentos desfeitos. E várias outras mazelas que paralisam e destroem tantas vidas. Mas, a despeito dessa realidade, encontramos no Senhor sempre uma palavra que nos encoraja a prosseguir em busca de nossos objetivos e sonhos. Foi o que sucedeu a Josué em sua fascinante caminhada rumo à terra de Canaã. Vejamos:

I - DEUS ANIMA JOSUÉ (v. 6)

Josué ainda se encontrava envolvido com o luto pela morte de Moisés, como era de se esperar, quando Deus o chamou para liderar uma grande multidão rumo à terra prometida (v. 2). Naquele momento, Josué tinha duas grandes barreiras a vencer: uma era a ausência de Moisés, seu mentor e pai na fé, e a outra, o exercício da liderança de um grande povo com todas as dificuldades que isso em si trazia. Esta situação era um grande peso sobre os ombros de Josué. Entrementes, Deus fala a Josué: "Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria" (v. 6).

Quantas vezes, diante das adversidades, achamos que estamos acabados e simplesmente nos prostramos. Quantos projetos pessoais, familiares, ministeriais são adiados ou até mesmo cancelados porque não nos sentimos devidamente animados para tanto? Nesses momentos de crise, entretanto, a orientação do Senhor é uma só: "...esforça-te e tem bom ânimo...". A certeza de que a vitória virá está na confiança desta palavra que por si só é incentivadora de nosso sucesso.

II - DEUS EXIGE OBEDIÊNCIA A JOSUÉ (v.8)

O sucesso ou o fracasso de Josué residia basicamente em uma questão: meditar na palavra do Senhor e cuidar para ela ser uma realidade diária em sua jornada, dela não se afastando sob hipótese alguma (v. 8). Josué precisava confiar na palavra de Deus e dela devia se alimentar, inclusive recitando-a. Do contrário, ele não prosseguiria em busca de seus objetivos, já que os obstáculos à sua espera, sob a ótica humana, eram enormes e desalentadores.

Obedecer a Deus é um grande privilégio e as bênçãos decorrentes deste ato são inúmeras. Além disso, a obediência atrai a presença do Altíssimo. Assim como fez Josué, precisamos nos apossar da promessa do Senhor e meditar em Suas verdades, zelando pelo fiel cumprimento de sua palavra em nossas vidas. Amados, a nossa caminhada é marcada pela mão forte do Senhor. Ele é fiel e amoroso para nos sustentar mesmo diante da mais complicada situação e por isso precisamos aplicar em nossas vidas seus mandamentos. Só assim conseguiremos a realização de nossos sonhos, pois assim Ele prometeu: "... porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares." (v.9).

III - CONCLUSÃO

Na Bíblia existem 365 expressões "não temas" registradas, segundo alguns estudiosos. Dizem eles que é uma para cada dia do ano já que diariamente situações existem que tentam nos desanimar. A verdade é que o Senhor, preocupado com as nossas debilidades, apressou-se em nos encorajar, dando-nos o devido suprimento e a certeza em diversas passagens de sua Palavra de que não estamos sozinhos e precisamos apenas nos esforçar diante das adversidades e o resto Ele fará. Entregue-se agora mesmo ao Senhor JESUS CRISTO e confie nEle. Não temas. Anime-se, pois Deus é contigo.

Artigos Relacionados

Registre-se com seu e-mail para receber nossas Mensagens de Células. GRÁTIS!