Confiar em Deus em tempos de insegurança – Salmos 56:3-4
abril 3, 2013
Feliz é o lar onde Deus é honrado – Salmo 128 Estudo
abril 16, 2013

Eu não quero morrer. Por favor, não me deixem morrer. Segundo o que foi noticiado no Jornal Nacional de 7 de março, essas foram as últimas palavras proferidas pelo Presidente da Venezuela, Hugo Chaves antes de sua morte. Veja que demonstração de desespero: quem estava perto dele eram os seus seguranças. Portanto, ele pediu algo impossível, muito além do poder daqueles servos. No entanto, existe alguém que pode atender a esse pedido – Jesus Cristo. No texto, Jesus alerta para o mal, mas também apresenta duas grandes verdades do Cristianismo:

I – JESUS PODE GERAR VIDA

“Eu vim para que vocês tenham vida”. Num primeiro momento, parece incoerente porque ele direcionava essas palavras para pessoas que estavam vivas, diante dEle. Então, o que para Jesus significa “ter vida”? Um outro texto ajuda a esclarecer o que o Mestre estava ensinando. Para um homem chamado Nicodemos Ele diz que é necessário nascer de novo e que esse novo nascimento é espiritual (Jo 3:5). Sem nascer de novo, mesmo vivos, estamos mortos. Não podemos, de forma nenhuma, imaginar que a vida na terra é o fim em si mesma. Se assim fosse, muita coisa perderia totalmente o sentido. Hugo Chaves era um homem poderoso.

Mas o seu poder não pôde gerar-lhe vida. Ele governou o seu país, mas não se preparou para entrar no país celestial. Imagine o desespero ao saber que sua vida acabaria em segundos. Todo poder, riqueza, relacionamentos políticos e familiares, enfim, tudo aquilo que ele construiu naquele momento não serviram para nada. Jesus alerta para essa realidade quando conta que um homem havia trabalhado muito e juntado toda a riqueza que precisava. Aí achou que poderia viver o resto da vida só “curtindo”.

Mas a pergunta foi: “louco, e se hoje te pedirem a tua alma, tudo o que tens preparado para quem será? (Lc 12;20). Hugo Chaves não teve a oportunidade de aprender, mas você pode, agora mesmo, se apropriar da vida que só Jesus poder gerar em você! Essa é a vida que vai além da morte. Para isso, por meio da oração, fale com Jesus agora e diga-lhe que você quer ter vida espiritual. Somente assim não morrerá. Jesus afirma que aquele que está nEle nunca verá a morte (João 8:51).

II – A VIDA EM JESUS É ABUNDANTE

Quando se afirma que algo é abundante, qual a imagem que vem à sua mente? É como se a quantidade e a qualidade fossem além do necessário para apenas suprir suas necessidades. Quando existe abundancia, sobra para distribuir ou guardar para depois, não é isso mesmo? Então, o versículo afirma que a vida prometida por Jesus é abundante! Vamos trazer para o campo do entendimento natural: temos corpo, alma e espírito. O que é abundância no corpo? Jesus quer que tenhamos saúde, bem estar, aparência agradável… E na alma? Motivação, bom humor, disposição para enfrentar os desafios, prazer e gratidão por tudo o que recebemos de Deus.

No nosso espírito, paz, serenidade, presença de Deus, o sentimento de se estar no centro da Sua vontade. Portanto, a vida abundante é uma das promessas que deve encher o nosso coração de alegria. Ela nos dá recursos para vivermos bem aqui na terra, sem perdermos a perspectiva de que aqui não é o fim. Ou seja: existe vida além da vida. E a condição de se apropriar dessas promessas é acolhendo os princípios de Jesus e adotando o evangelho como o seu estilo de vida. Peça agora para Jesus Cristo trazer a abundância para você, sua família e amigos.

CONCLUSÃO:

Muitas pessoas têm medo da morte. É natural porque a vida é um grande presente de Deus e não queremos abrir mão dele. Mas entenda que essa dádiva não se restringe aos anos que você irá viver aqui na terra. Jesus quer que você tome posse da vida integral. Ela é eterna e só é possível porque Ele a comprou com a sua própria vida. Não perca tempo, tome posse agora da vida abundante em Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *