Melhores exercícios para ganhar músculos espirituais
novembro 5, 2017
Três aplicativos que todo pastor ou líder deve ter no celular
novembro 9, 2017

Seja pastor titular, auxiliar, líder de célula ou mesmo discipulador, você está exercendo a função de pastor. E como tal, você cuida de ovelhas. Você as protege e guie-as com direção sábia e espiritual.

Você tem o privilégio de ver suas ovelhas pastando pacificamente em gramas verdes que você mesmo, amorosamente, as conduziu até lá. Você tem o privilégio de ouvir a doce música de seus “béééés”, enquanto você continua a contar uma por uma: 1, 2, 3, 4… 95, 96, 97… 200… 500 ovelhas… e assim por diante. Esses dias são maravilhosos, e todo pastor gostaria que fosse sempre assim.

Entretanto, talvez em um algum dia você possa levar o rebanho para um pasto não tão verde, ou colocar alguém despreperado para assumir sua função no seu período de férias, ou mesmo ser ríspido com uma determinada ovelha, ou talvez a ovelha esteja de TPM . Essas são algumas de inúmeras situações que podem irritar ovelhas e levá-las a morder seus pastores

Então, como lidar com mordidas de ovelhas? Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar.

Não reaja e não tente sacudir a ovelha da sua perna. Quanto mais você tentar sacudir, mais dolorosa será a mordida. Fique parado! Não se mexa! Avalie a dor e determine o que fazer a seguir. Muitas vezes, quando os tempos ficam difíceis, respondemos de maneiras que só tornarão a situação ainda pior. Por nossas reações rápidas, só causaremos mais dor. Então pare de se agitar e avalie a situação.

Conheça suas ovelhas. Você sabia que as ovelhas não têm dentes na mandíbula frontal superior? É tão importante entender o que está lhe mordendo. Tire um tempo para entender sua situação. Talvez haja algo que você fez ao longo do caminho que não atendeu às expectativas — falta de comunicação, ultrapassando seus limites, etc.

Dê uma olhada no seu rebanho. Quantas dentro do rebanho estão se sentindo irritadas a ponto de lhe morder? Se for um caso isolado, talvez possa ser facilmente corrigido, antes que a ferida fique mais profunda e provoque uma hemorragia. Levante a cabeça e dê uma olhada.

Fale com outros pastores. Provavelmente outros já passaram por essa mesma situação. Fale com sua liderança e ouça seus conselhos sobre o episódio. Não seja orgulhoso de pedir conselhos sobre como pastorear com mais sabedoria. Sempre há áreas que precisamos aprender e crescer.

Peça perdão à ovelha. Reconheça suas falhas e exprima seu desejo de chegar a algum tipo de resolução da situação. Não tenha vergonha de se humilhar. Corte o mal pela raiz. As fofocas entre as ovelhas podem comprometer a saúde do rebanho.

Uma vez que a ovelha largar sua perna e parar de morder, esse é um momento maravilhoso de cura tanto para o pastor como para a ovelha. Ore um pelo outro, ore pelo perdão, ore pela cura. Dependendo de quão profunda é a mordida, pode ficar uma cicatriz, mas através da graça de Deus vocês pode avançar juntos.

E tenha em mente que antes de você ser pastor, você também é uma ovelha. Lembre-se, você é uma ovelha para o próprio Supremo Pastor.

Em resumo, para ajudar a evitar as cicatrizes profundas provocadas por mordidas de ovelhas, estude o modelo de pastoreio do Grande Pastor. Ele é um exemplo! Você tem o privilégio de ser parte de Seu rebanho. A grama não é mais verde em outras pastagens, pois Ele nos dá o melhor. É hora de parar de olhar em torno de todas as outras coisas na vida que parecem tão brilhantes e apetitosas. É hora de olhar para cima em humilde servidão e prontos para servir como pastor para o rebanho que Ele confiou a você.

Então, pegue sua equipe e leve seu rebanho ao caminho da justiça. Aproveite a viagem!

Com ideias do site network.crcna.org