Os benefícios da prestação de contas

Afiando o machado
novembro 30, 2016
Cobertura de oração
dezembro 5, 2016

Ninguém gosta de ter sua privacidade invadida. Como afirmei no inicio, a frase mais comum de se ouvir de algumas pessoas, é “ninguém tem nada a ver com a minha vida”. Uma vida sem transparência contribui para o aumento da corrupção, infidelidade, abusos do recurso alheio etc. Principalmente quando se trata de lideres que “não prestam contas”. Vejamos quais são alguns dos benefícios da prestação de contas:

Prestar contas dificulta que cedamos à tentação de errar

Todos nós temos pontos vulneráveis ao pecado. Foi Jesus quem disse: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. Na verdade o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26.41). A pessoa que presta contas tende a ser mais prudente e cautelosa. Lembre-se, os momentos em que ninguém está nos observando, são os de maior interesse para o diabo. Eva estava sozinha quando foi tentada pelo diabo (Gênesis 3). A ausência de Adão naquele momento facilitou o trabalho do tentador

Toda pessoa que presta contas regulamente, vive de forma cautelosa. O cristão é como um soldado em serviço ou um atleta na competição, não pode se descuidar, cada passo precisa ser dado criteriosamente. O apóstolo Paulo dá a seguinte recomendação: “Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra” (II Timóteo 2.4). Quando o cristão vive com responsabilidade diante de Deus e dos homens, ele nunca brinca de se arriscar. Este foi o problema de Sansão, flertou com o pecado, brincou de se arriscar (Juízes 16).

Prestar contas evita que encubramos o pecado

A Bíblia diz: “Portanto, confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados” (Tiago 5.16). Infelizmente, muitas pessoas preferem ocultar o pecado a confessá-lo. Esta atitude impede a prosperidade de Deus e coloca a pessoa debaixo da maldição do pecado. Está escrito “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa (presta conta) e deixa, alcançará misericórdia (Provérbios 28.13). Não existe outro caminho para vencermos o sentimento de culpa e o peso do pecado, a não ser a confissão; e confessar é prestar contas.

Prestar contas é poder contar com o apoio de pessoas que agregam valor à nossa vida

A viúva de um dos discípulos do profeta Eliseu foi honrada por Deus porque levou a sério o principio da “prestação de contas”. Assim que ela perdeu o marido, ficando viúva, ela procurou o profeta Eliseu e disse: “Meu marido, teu servo, morreu, e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. Agora o seu credor vem levar-me os meus dois filhos para serem servos”. Aqui ela está pedindo ajuda (v. 1). Ao ouvir o pedido da mulher, Eliseu perguntou: “O que você tem em casa?” (v. 2). Ela disse: “Uma botija de azeite”. Então ele dá uma instrução. “Vai aos teus vizinhos, pede bastante vasilhas emprestas, entra na tua casa, pega aquela única vasilha com azeite que você tem e enche todas as que você conseguiu com a vizinhança” (v. 4). Ela fez conforme a palavra do profeta e o milagre aconteceu. Todas as vasilhas que ela pediu emprestadas foram cheias de azeite (v. 5,6).

Após ter recebido o milagre, ela teria a opção de nunca mais procurar o profeta Eliseu administrando a venda do azeite como quisesse, afinal de contas, o milagre aconteceu na casa dela. Mas no v 7 lemos: “Foi ela e fez saber ao homem de Deus, e ele disse: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida. Tu e teus filhos vivei do resto” (Grifo do autor). A atitude desta mulher revelou algumas das qualidades de caráter que devemos ter:

1) Humildade, pediu ajuda;

2) obediência, seguiu as instruções.

3) gratidão, voltou para contar a bênção.

4) prestação de contas, fez saber ao líder espiritual tudo o que havia acontecido.

Pessoas que agem assim, sempre vão contar com os milagres de Deus em sua vida. As pessoas percebem estas qualidades em você?

> Leia também:
+ Conselhos práticos sobre prestação de contas
+ Prestação de contas na Bíblia
+ Quatro qualidades daqueles que prestam contas

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *