Prepare o seu coração para buscar ao Senhor – II Cr 12:1-8

Vida: Uma sequência de decisões – João 4.46-53
dezembro 25, 2012
Perdão ou Vingança – Gênesis 50:15-21
janeiro 15, 2013

Chegou o mês de janeiro e nós começamos a pensar em como será o ano de 2013. O que você espera viver nesse ano? Todos esperam sucesso, saúde, transformação, conquistas, paz, felicidade, mas essas coisas só virão se tivermos a firme determinação para alcançá-las. Sabemos que Deus tem tudo isso reservado para os seus filhos e vamos aprender com a história do rei Roboão a como não perder o que Deus já preparou para nós em 2013.

I- NÃO DEIXE OS PRINCÍPIOS DO SENHOR – Deus ao criar o universo, o homem e tudo o que existe, estabeleceu princípios para que todas as coisas funcionem de modo excelente e harmonioso. Para nossa vida Deus também estabeleceu princípios e eles estão todos em nosso “manual de funcionamento”, a Bíblia, a Palavra de Deus. Ela contém tudo o que precisamos fazer para não perder as bênçãos de Deus e ter sucesso em todas as áreas da vida. No v. 1 vemos que o rei Roboão ao ver-se numa situação de sucesso, deixou a lei do Senhor, provavelmente por achar que não precisava mais dEle, confiando em sua força humana. Ao quebrar o princípio da obediência e da dependência de Deus, um inimigo pôde se levantar contra Roboão, oprimir e roubar a ele e ao seu povo. João 10.10 nos adverte que esse é o papel do diabo: roubar as bênçãos de Deus, matar nossos sonhos e destruir nossa vida. Mas ele só pode fazer isso na vida daqueles que abrem mão de andar com Deus, deixando sua Palavra de lado, como bem explicou o profeta ao rei no v. 5. Por isso decida firmemente andar com Deus e não deixá-lo por nada, nem aos seus princípios. Isso começa quando você decide se tornar filho de Deus, recebendo Jesus como seu Senhor e Salvador (João 1.12).

II-RECONHEÇA QUE DEUS É JUSTO – Muitas pessoas culpam a Deus por suas mazelas e dificuldades. Deus só havia permitido que Sisaque se levantasse contra o povo de Judá e o seu Rei, porque eles haviam deixado de andar debaixo dos mandamentos do Senhor. É sempre assim, quando não agimos de acordo com a Palavra ou a desobedecemos, perdemos a proteção de Deus, saímos de debaixo das suas asas e assim, além de perdermos a benção, o mal pode atingir nossas vidas. Deus é justo e como um Pai amoroso, que quer o melhor para os seus filhos, Ele condicionou a benção à obediência (Dt 11.26-27). Não adianta murmurar, reclamar de Deus, mas a saída é se humilhar, e como fez Roboão, reconhecer que Deus é justo em tudo o que faz e permite (v.6-7). Vendo que se humilhavam, Deus providenciou o livramento. Faça assim, deixe toda murmuração e se proponha a humilhar-se perante o Senhor e Ele te exaltará (Tg 4:10).

III- PREPARE O SEU CORAÇÃO PARA BUSCAR AO SENHOR. – O maior e melhor propósito que você deve projetar para 2013 é o de servir a Deus de todo o seu coração. Como o rei Roboão não fez isso, mesmo após passar por provações, continuou fazendo o que era mau e colhendo problemas, ainda que Deus não o destruísse totalmente por causa de sua misericórdia (II Cr 12:14). Não aceite que sua vida seja cheia de altos e baixos, não é isso que Deus tem para você. A Bíblia conta a história de outros reis de Judá, e houve reis que serviram a Deus com inteireza de coração e estes colheram vitórias e conquistas durante toda sua vida (II Cr 31:20-21); foram uma benção. Servir a Deus de coração inteiro significa priorizar a Deus e fazer do seu Reino o seu projeto de vida ( Mt 6.33), servindo de acordo com sua Palavra e não de acordo com achismos e preferências pessoais. Você não pode servir a Deus dando um pedaço do seu coração a ele e outra ao mundo. Disponha o seu coração para buscar ao Senhor e ao seu Reino em primeiro lugar e sua vida será abundante, você será abençoado e abençoador (João 10.10).

CONCLUSÃO: Para 2013 temos promessas maravilhosas, de bênçãos, dupla honra, porção dobrada e favor sobrenatural de Deus. Deus tem o melhor reservado para os filhos que decidem andar com Ele em entrega total e reconhecer a imensa dádiva que Ele nos concedeu em Jesus Cristo. Não perca mais tempo, decida hoje e 2013 será o melhor ano da sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *