Quem subirá ao Monte do Senhor? – Salmo 24
setembro 6, 2012
Uma Questão De Escolha – Deuteronômio 11:26-28
setembro 18, 2012

Podemos entender, no sentido figurado, que construir pontes significa ter a habilidade de unir, ligar, mostrar o caminho. Ao observarmos os relacionamentos percebemos que algumas pessoas têm a tendência de construir pontes, enquanto outras quase que se especializam em erguer barreiras.  Entretanto, todos nós, em algum momento, já cumprimos os dois papeis, não é verdade? O evangelho de João traz para nós a visão de um especialista em construir pontes, inclusive aquela que nos leva aos céus: Jesus Cristo. Então, vamos destacar o que você pode aprender sobre Ele e aplicar em sua vida:

I – JESUS INSPIRA CONFIANÇA – Versículos 1 e 2

Percebemos que Jesus conhecia o coração dos seus discípulos e sabia que eles estavam perturbados. Viviam momentos de grande apreensão porque estavam com medo de ficarem sem o seu Líder. Você já percebeu como a ausência de uma liderança pode levar ao caos? Sem liderança as pessoas ficam perdidas e se perdem no caminho (versículo 5). Jesus sabia para onde queria conduzir os seus discípulos. Mas eles achavam que Ele iria morrer e abandoná-los à própria sorte. Mas o Mestre demonstra toda a sua sensibilidade e procura tranqüilizá-los. Jesus Cristo olha para o seu coração agora e vê que ai existem preocupações, medos, apreensões. E Ele diz: “não se perturbe, estou conduzindo a sua vida; apenas creia”. Entregue a Jesus as suas ansiedades. Tudo no mundo é passageiro, mas  Ele prepara uma morada eterna para você.

II – JESUS QUER SE RELACIONAR COM VOCÊ – Versículo 3

Para que possamos iniciar um novo relacionamento ou consolidar os que já temos é necessário quebrar barreiras. Pode ser a barreira da indiferença, das diferenças, da distância ou das inconveniências. O fato é que não se constrói pontes sem transpor as dificuldades que se erguem diante do desafio de construir os caminhos para a unidade. O que Jesus propõe é te levar com Ele para onde for. Ele quer que estejam juntos. Jesus Cristo veio para cumprir uma missão:  preparar um lugar para você na Casa do Pai. Abra o seu coração para Jesus porque somente Ele pode te levar à presença de Deus. Jesus Cristo fez a sua parte: nasceu, viveu, morreu, mas ressuscitou. E quando subiu para o Pai enviou o Espírito Santo (vers. 16 e 17). Assim, o evangelho se tornou o Poder de Deus para mudar totalmente a Sua vida. Se entregue, sem reservas ao Deus que te criou.

III – JESUS É A PONTE QUE TE LIGA A DEUS – Versículos 4-6

Você já atravessou uma ponte muito grande? Aqui em Belém temos a ponte do Outeiro, a alça viária. Agora imagine se não existissem pontes. Fica claro que o principal objetivo de sua criação é nos levar de um lado para o outro. Pois assim é Jesus: uma Linda e Única Ponte que nos leva a Deus. Não existe outro caminho. Alguns pensam que basta trilhar o caminho da bondade, da justiça própria, do esforço, do sacrifício. Pensam que podem criar seus próprios caminhos. Mas, segundo as Escrituras, tudo isso é em vão sem Jesus. Não tente ir por atalhos, siga logo pelo caminho certo. Convide Jesus para ocupar o centro de sua vida e Ele se tornará o Caminho que te conduz a Deus.

CONCLUSÃO: Na vida você sempre terá o poder de decidir se quer erguer barreiras ou construir pontes. São decisões diárias que somente você pode fazer. Em relação à sua vida espiritual, decida seguir pelo caminho que Jesus Cristo abriu para você. O passo fundamental é recebê-Lo como seu Salvador, Senhor e Mestre. Esse é o Caminho que te conduz à presença de Deus.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *