1. Ama a Deus

O bom marido põe Deus em primeiro lugar em sua vida. Ele procura fazer a vontade de Deus e ensina sua família a fazer o mesmo. Ele busca a direção e a ajuda de Deus no seu casamento.

2. Amor sacrificial

Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela. Efésios 5:25

Liderar é servir. O bom marido se sacrifica por sua esposa. Ele não é egoísta, ele procura sempre o bem de sua esposa e filhos. O bom marido cuida a esposa como Jesus cuida da igreja.

3. Responsável e trabalhador

Termine primeiro o seu trabalho a céu aberto; deixe pronta a sua lavoura. Depois constitua família. Provérbios 24:27

O bom marido não é preguiçoso! Ele trabalha em equipe com sua esposa para sustentar e gerir a família. Ele não foge do trabalho porque sabe que é muito importante para a harmonia do lar.

4. Carinhoso

Maridos, ame cada um a sua mulher, e não a tratem com amargura. Colossenses 3:19

É nos tempos difíceis que o bom marido brilha. Ele é cuidadoso com suas palavras e ações, para não machucar sua esposa. E, quando erra, tem a humildade de pedir perdão e tentar fazer melhor.

5. Sabedoria e respeito

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações. 1 Pedro 3:7

Assim como a esposa deve respeitar o marido, o marido deve respeitar a esposa. O bom marido honra sua esposa e ajuda-a a florescer. Isso exige sabedoria, que o marido pode encontrar em Deus.

Que Deus abençoe os bons maridos!