Um caminho novo – Josué 3.1-17
março 1, 2014
As virtudes de um servo humilde – Marcos 1.1-8
abril 17, 2014

Interceder significa literalmente “mediar”, significa fazer uma mediação. Pessoa, situação e Deus. Interceder é você se colocar no lugar do outro e pleitear, defender, a causa dele. O intercessor levanta as mãos para Deus e diz: “Senhor, eu me coloco diante do Senhor para lutar em favor de …….. Eu apresento a minha vida, a minha fé, a minha insistência como um argumento para que o Senhor abençoe a ele”.

Portanto, o intercessor é alguém que, com humildade, mas com ousadia, “compra briga com Deus”, por assim dizer, em favor de seu semelhante.

A intercessão pode ser praticada pela Igreja: At 13.3. A igreja de Jesus precisa interceder.
“Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.”

Assim foi o coração de Neemias e assim deve ser o nosso também.
Como bate o coração de um intercessor?

1. BATE MOSTRANDO INTERESSE PELO ESTADO DAS PESSOAS: vs. 2 e 3

“Hana­ni, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, “…e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém.”
– Resposta: v. 3 – “E eles me responderam: “Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo”.
– O crente que se importa intercede!
– Procure saber como está o teu irmão da fé, em que situação ele se encontra. Ore, pergunte, visite!

2. BATE SENSIBILIZADO COM OS PROBLEMAS ALHEIOS: v. 4

“Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus.”
– Logo após saber da situação Neemias, se sensibilizou, chorou, lamentou, orou… Ele se envolveu inclusive emocionalmente com os problemas das pessoas.
– Qual é a sua reação quando você recebe uma notícia ruim?
– A tragédia do teu irmão abala o teu coração?

3. BATE LEVANTANDO UM FERVOROSO CLAMOR DE INTERCESSÃO A DEUS: vs. 5 e 6

“Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que te amam e obedecem aos teus mandamentos…que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para a oração que o teu servo está fazendo diante de ti, dia e noite, em favor de teus servos, o povo de Israel.”
– Deus está esperando por intercessores que estejam inconformados com a injustiça, com a miséria, com a penúria das pessoas, com as crises e se coloque na brecha diante de Deus.

4. BATE RECONHECENDO OS SEUS PECADOS DIANTE DE DEUS: vs. 6 e 7

“Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado. Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés.”

– O intercessor é humilde, é sincero, sabe que Deus tudo vê e tudo conhece e assim abre o coração sem reservas, confessa e admite os seus pecados.

5. BATE REAFIRMANDO A SUA DEPENDÊNCIA DO PODER DE DEUS: v. 10

“Estes são os teus servos, o teu povo. Tu os resgataste com o teu grande poder e com o teu braço forte.”
– O intercessor é fiel, não admite outro Deus, e nem outro meio de salvação, só o Senhor é Deus, e só seu braço nos salva e nos livra!

6. BATE CONFIANDO NA MISERICÓRIDA DO SENHOR: v. 11ª.

“Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome.
– O intercessor é positivo, acredita mesmo que Deus renova sua misericórdia para ouvir as nossas orações, não obstante aos nossos pecados do passado.

7. BATE DE FORMA OTIMISTA E CRENDO QUE HOJE SERÁ DIFERENTE: v. 11b.

“Faze com que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei.”
– Quem não crê que a bênção pode acontecer não adianta orar.
– Fé é elemento indispensável na oração,sem ela não podemos agradar a Deus. Seja positivo independente da situação, o mundo é negativo e a cada dia as pessoas estão se tornando mais negativas.
– O fatalismo, o pessimismo, é agende de destruição da oração intercessória!
PARA TODO CRENTE, SE ESTÁ RUIM É PORQUE NÃO CHEGOU O FIM!
“Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” I Co 2.9

Conclusão:

– Deus chama por intercessores!
– O clamor do Rei Ezequias, é o clamor de Deus hoje:
“Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum.” – Ez 22.30
Você aceita este desafio? Você deseja receber este coração de intercessor?

Pr. Carlito M. Paes