Quem é teu Deus? Quem é teu Senhor? Tiago 4:4
maio 5, 2015
Quem pode estudar Teologia
Quem pode fazer teologia?
maio 20, 2015
A importância de se estudar teologia

É difícil aceitar que pessoas hoje não considerem importante o estudo da Teologia. Diante do quadro atual em que vivemos, de mudanças de ideologias e crescimento do humanismo. Dentro deste contexto, precisamos de uma visão que nos permita um poscionamente firme diante de nossa geração.

Vivemos hoje na era da informação, não podemos admitir que um líder, obreiro ou pastor viva ainda na ignorância. Precisamos, sim diante da imensidão de idéias que surgem, seja na esfera política, social ou religiosa ter um fundamento que nos garanta tranquilidade, confiança no que acreditamos e desta forma nos tornarmos referência para nossos discípulos.

Quem estuda teologia além de obter conhecimento aprofundado das “Doutrinas Sistemáticas”, tem também ou obtém uma visão maior no campo teológico, ou seja, adquire conhecimento Geográfico, Sociológico, Cultural, Filosófico e Bíblico em Geral.  

O Preconceito de Alguns Cristãos sobre a Teologia  

Existe um certo preconceito que afirma que quem estuda Teologia corre o risco de perder a fé ou até mesmo se tornar um cristão frio. Infelizmente muitos cristãos são guiados por todo tipo de achismo ou até mesmo fanatismo, por não dedicarem seu tempo ao estudo sistemático das Sagradas Escrituras.    

Precisamos saber que o conhecimento sem o espiritual pode levar alguns ao formalismo, e o espiritual sem o conhecimento também pode levá-lo ao fanatismo religioso. Portanto, tudo tem que ter ponderação, e isso aprendemos estudando e adquirindo o conhecimento, pois é como disse Jesus: “E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos Libertará” – Jo 8.32.  

Não podemos admitir que em pleno século XXI, ainda encontremos líderes que não têm a visão do reino de Deus. Estão enclausurados em seus templos conformados com a rotina de cultos mal administrados, sem uma linha lógica da liturgia.

Estudar Teologia é buscar as coisa de Deus  

Estudar teologia é se aproximar, aprofundar e adquirir o conhecimento para um crescimento na Palavra de Deus. Por mais que haja intenções que visem a adequação sistemática, ou que cooperem para o bom andamento da Igreja com sua administração, mesmo assim, não podemos nos eximir de que se deve por, regra adquirir, o conhecimento bíblico-teológico.  

Vamos analisar alguns pontos, pense você em alguém abrindo a Bíblia num culto onde exista uma multidão. E naquela ocasião o ministrante é um “leigo” na concepção da palavra. E pega um texto obscuro, de difícil compreensão ou sem fazer uma exegese do texto.  

Aplica-o de forma contundente sem olhar o texto e nem o contexto, e todos os pormenores teológicos, e na ocasião você como participante do culto e conhecendo aquela passagem bíblica fica concomitantemente estarrecido.  

E daí, você sabe que a pregação ou ensino está fora da verdadeira exegese, podemos aceitar como uma verdade revelada de Deus? Bem, se a sua resposta é sim, sinto informar que infelizmente essa é a situação de muitos dentro de suas respectivas igrejas, onde se mutila a Bíblia de forma absurda e a expõem mutilada aos ouvidos de pessoas que precisam ouvir Deus falar. Consulte aqui a Jeremias 23.28-29.

Digo que, um pregador não se faz da noite para o dia, e sim, nos bancos de igrejas onde se ensinam a Palavra de Deus, e nos bancos de seminários, e por fim, começando pela Escola Bíblica Dominical ou Escola de Líderes.

O Conselho de Paulo ao jovem obreiro Timóteo:

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem tens “Aprendido”. E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. II Tim 3.14 e 15-16.

Timóteo era filho de Paulo na fé, porém, filho de pai grego, sua mãe Eunice, e sua avó Loíde, ambas criaram Timóteo ensinando-o as verdades de Deus. Então, fica claro porque Paulo lembra-lhe de tudo o que o Jovem Obreiro precisava por em prática, ou seja, o conhecimento que adquiriu na sua infância e adolescência…  

E por fim, diz o Senhor Deus: “Os entendidos, pois, resplandecerão, como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a Justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente.” Dan 12.3.

Que tal fazer um curso de Teologia sem mensalidades, no horário em que quiser e no tempo que tiver disponivel? Então esta é sua oportunidade, conheça o curso Bacharel em Teologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *