O ministério do mentor ou discipulador
junho 16, 2016
Como vencer as preocupações da vida – Sl 40.1-5
junho 20, 2016

Quando os líderes dão início ao processo de erosão da base sólida da liderança em que se pode confiar, eles normalmente exibem pelo menos um dos sinais a seguir, indicando que estão em dificuldade.

Tal como Sansão, os líderes com problemas…

1. Deixam de enfrentar fraquezas de caráter muito claras

Sansão lutou com o problema de impureza sexual desde os primeiros anos de sua vida. Pelo fato de não tentar controlar seu desejo, isto sempre o levou a passar dos limites. Em vez de honrar a ordem Deus de não se casar com uma mulher estrangeira, ele pediu a seus pais uma mulher filisteia, justificando seu pedido com a frase “só desta me agrado” (Juízes 14.3). Mais tarde, ele dormiu com prostitutas. E sua destruição cabal veio como resultado de seu relacionamento com Dalila.

Todas as vezes que um líder deixa de reparar as falhas de seu caráter, elas se tornam piores. E as falhas inevitavelmente levam a uma espiral descendente que culmina com a destruição da base moral do líder.

2. Fazem uso da mentira para preservarem a si mesmos

Quando as pessoas flertam com a desobediência, é comum vê-las usando a mentira para se proteger. Isto foi evidente na vida de Sansão. Ele adorava usar enigmas para enganar as pessoas. Ao dar o passo derradeiro além da linha da obediência, tendo um caso com Dalila, Sansão passou à mentira declarada. Mentiu a Dalila três vezes sobre a origem da força que o protegia. Todas as vezes que um líder distorce a verdade, de qualquer forma, vemos um sinal de que ele está em perigo.

3. Agem impulsivamente

Vez por outra Sansão mostrava sua impetuosidade. Escolheu sua esposa num impulso. Não considerou as possíveis consequências de lançar um enigma para os convidados de seu casamento ou de revelar a resposta a sua esposa filisteia. E mais de uma vez se viu no meio de uma batalha sangrenta como resultado de seu espírito impulsivo. Um líder incapaz de controlar seu temperamento é um perigo para si mesmo e para os outros.

4. Fazem mau uso dos dons dados por Deus

Sansão possuía uma incrível força e a unção divina, mas desprezou a ambas. O fato é que, em alguns momentos, usou sua influência para fazer brincadeiras para seu próprio deleite. Depois que o sogro de Sansão deu sua esposa ao seu padrinho, Sansão explorou este fato com um propósito de vingança pessoal, em detrimento ao que o Senhor tencionava para a libertação de seu povo. Este fato provocou as mortes do sogro de Sansão e da filha filisteia daquele homem.

Deus dá os dons para seus propósitos, e eles são sempre maiores que a pessoa que os possui. Mas quando um líder faz mal uso dos dons e recursos que Deus lhe provê, as consequências são sempre indesejáveis.

5. São derrotados por causa de um ponto fraco

Aqueles que dão liberdade total a seus pecados terminam sendo consumidos por eles. Ao encontrar Dalila, Sansão finalmente se viu diante de uma igual. O enganador foi enganado; o sedutor, seduzido. Ele brincou com ela, mesmo ciente de que a mulher trabalhava para o inimigo. Mas ela conseguiu o melhor dele, atiçando-o a falar o que estava em seu coração (Juízes 16.18). Foi um jogo perigoso, o qual ele perdeu, custando-lhe tudo o que tinha.

Algumas pessoas gostam de acreditar que suas fraquezas particulares não têm consequências públicas, mas isso sempre acontece. Os líderes não podem escapar daquilo que realmente são, e o que eles fazem na escuridão é revelado sob as luzes. Se o que fazem é bom, isto constrói o caráter do líder e aumenta a confiança do povo. Se é ruim, então tudo o que ele faz é afetado, até que não sobre mais nada sobre o que se apoiar.

Pergunta para reflexão: Algum desses sinais está presente em sua vida?

Pensamento de liderança: Quando um líder perde o contato com Deus e com seus liderados, perde também a capacidade de aprender.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *