Você sabe o que são Filactérios?
outubro 27, 2011
Proibido Pessoas Perfeitas – Joao 8:1-11
novembro 1, 2011
edson-junior

Se há uma palavra que fala profundamente ao meu coração, é compromisso. Uma curiosidade em torno desta palavra é que não a encontramos explicitamente registrada na Bíblia, mas de uma forma implícita extraordinária. Para entendermos sua força precisamos explorar os grandes exemplos contidos na Palavra de Deus ao longo da história e assim chegaremos à compreensão da forma como Deus age e se relaciona com seus filhos.

Precisamos entender o significado desta palavra para que não sejamos enganados por nós mesmos e estarmos fadados a ter uma relação superficial e fútil com Deus, um simples envolvimento, sem sacrifício, renúncia, disciplina ou perseverança. Desta forma estaremos vivendo um Evangelho barato e sem vida, sem que possamos entrar nas profundidades de Deus e de seus mistérios e o pior de tudo, estaremos também levando nossos discípulos a um mesmo nível de relacionamento.

Nosso Deus é um Deus de compromisso e como somos sua imagem e semelhança, procura se relacionar com pessoas comprometidas com Seu Reino. Foi assim com Abrão, que teve que abrir mão de seus relacionamentos para poder servir a Deus com inteireza de coração. Saiu de Ur dos caldeus, uma terra idólatra, de costumes espúrios, para ser referência como homem comprometido com Deus e sua causa. O resultado de sua renúncia foi ser alcançado pelas promessas de Deus, ser um ícone no quesito fé e abrir as portas do reino para que, hoje, fôssemos alcançados pelo amor de Deus.

O mesmo Abrão foi provado por Deus em outra oportunidade no monte do sacrifício, o Moriah. Se levantou de madrugada com seu filho Isaque e seus servos, apanhou lenha e partiu para uma dais mais belas narrativas bíblicas conhecida. São muitas revelações neste episódio que, ainda hoje, falam aos nossos corações e nos estimulam em nossa caminhada.

Chegando ao pé do monte disse aos seus servos que esperassem ali, pois para subir ao monte de Deus, precisa haver um outro nível de relacionamento, mais do que servo, precisa ser imputado como amigo de Deus. Lá, no topo do monte, onde o ar é mais rarefeito e a caminhada é exaustiva, ouvimos uma declaração de Isaque que que superou séculos e continua atual. No momento de sua execução, o memino olha para o pai e diz: “Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” – Gênesis 22:7

O cordeiro e Isaque são figuras de Cristo, que se entregou como sacrifício por nós. O cordeiro, Isaque, representa este sacrifício, então compromisso pré-supõe sacrifício, ou seja pessoas comprometidas com Deus estão prontas a se sacrificar, abrir de coisas, pessoas ou relacionamentos que afetem sua relação com Deus.

Não é fácil chegar neste nível, precisamos estar, antes de tudo, aliançados com Deus e isto precisa estar vivo em nossas mentes. Foi exatamente o que Deus fez com o povo hebreu quando os tirou da escravidão do Egito. Antes de entrarem na conquista da Terra Prometida, a promessa de Deus. Foram levados para uma terra chamada Gilgal e não foi à toa. Deus tinha uma lição para ensinar ao povo no deserto. Gilgal significa Anel de Pedra ou Aliança de Pedra, Deus estava mostrando que antes de entrarmos na conquista daquilo que prometeu, precisamos nos aliançar com Ele, isto precisa estar latente em todos nós. Em Gilgal os primogênitos foram marcados, precisaram passar pelo rito da Circuncisão para lembrarem a quem pertenciam, ao Senhor dos Exércitos. Só depois disto, passaram a tomar posse de tudo aquilo que Deus lhes havia declarado em Sua Palavra.

Você quer entrar na intimidade com Deus, quer ouvir sua voz, seus mistérios e ser alvo de suas promessas? então entenda o significado de compromisso e passe a viver de uma forma mais profunda com Deus, alegrando Seu coração com atitudes sinceras e verdadeiras, comprometido e não simplesmente envolvido.

Que Deus nos abençoe e possamos viver uma vida de compromisso com o Senhor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *