Feliz é o lar onde Deus é honrado – Salmo 128 Estudo
abril 16, 2013
Qual é sua escolha? Js 24:14-24 e Is 66:3-6
maio 7, 2013

Os evangelhos nos revelam que logo após a prisão d João, Jesus inicia seu ministério. Ele se muda d Nazaré, na Galiléia, e vai Morar em Cafarnaum e ali ele vai anunciar o evangelho do reino, dizendo: arrependei-vos e crede no evangelho!

Ali se cumpria uma profecia d Isaias: “O povo q estava em trevas, viu uma grande LUZ… (Mt 4:12-16) “Ora, ouvindo Jesus q João fora entregue, retirou-se p/ a Galiléia; e, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins d Zabulom e Naftali; p/ q se cumprisse o q fora dito pelo profeta Isaías: A terra d Zabulom e a terra d Naftali, o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios, o povo q estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos q estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou.”

Quando Jesus iniciou a Sua pregação, ela se concentrava numa única palavra: Metanoia! (arrependimento, mudança de mente)! O Que JESUS quer fazer conosco é mudar a nossa mente, transformar a nossa mente!

I – MENTE TRANSFORMADA P/ RECEBER O REINO D DEUS – Sem mudança d mente não há arrependimento, sem arrependimento não há mudança, sem mudança, não há conversão, sem conversão não há salvação, e sem salvação não se entra no reino de deus!

II – MENTE TRANSFORMADA P/ VIVER NO REINO D DEUS – Com a mente mundana, secularizada, capitalista, edonista, humanista, não se vive no Reino de Deus! Talvez seja essa a grande questão d muitos se decidirem, mas não permanecerem firmes no Reino. É como a Parábola do Semeador… a semente cai à beira do caminho… a semente caiu num coração ou solo rochoso, onde a terra era pouca… ou cai entre os espinhos da vida…  a semente precisa d uma mente aberta, coração aberto para o bem… (Mc 4:1-9).

MENTE HEDONISTA, considera o prazer a finalidade da vida. É a busca pela vida boa, vida d prazeres. Jesus falou sobre essa bem-aventurança e ele disse q felizes são os humildes (deles é o Reino dos Céus), bem-aventurados são os q choram (serão consolados), bem-aventurados os mansos (herdarão a terra), bem-aventurados os q tem fome e sede d justiça, bem-aventurados os misericordiosos (alcançarão misericórdia), os pacificadores (serão chamados filhos d Deus), bem-aventurados os limpos d coração (verão a Deus).

Mente transformada p/ não buscar a vingança, p/ não dar mal por MAL… p/ caminhar a 2ª milha… buscar a paz… perdoar, amar até os inimigos!

III- MENTE TRANSFORMADA P/ SERVIR NO REINO D DEUS – A mente do mundo serve c/ interesses, serve p/ se beneficiar, p/ levar vantagem… serve esperando sempre a recompensa… está desaparecendo das igrejas os servos… E aparecendo muitos senhores… só querem mandar, ser servido, ser exaltado, querem os primeiros lugares, os primeiros assentos… é uma briga pelo poder…

JESUS nos disse q no seu reino não seria assim… Mt 20:25-28 “Jesus, pois, chamou-os p/ junto d si e lhes disse: Sabeis q os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles. Não será assim entre vós; antes, qualquer q entre vós quiser tornar-se grande, será esse o q vos sirva; e qualquer q entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; assim como o Filho do homem não veio p/ ser servido, mas p/ servir, e p/ dar a sua vida em resgate de muitos.

IV – MENTE TRANSFORMADA P/ OBEDECER AO REINO D DEUS – Os cristãos são chamados a viver não mais numa democracia, não debaixo do autoritarismo romano, mas eles são chamados a viver numa teocracia (o rei é Deus…)!

Numa democracia todos lutam pelo poder, surgem os partidos, os grupos q lutam pelo poder, o LIDER terá q fazer a vontade da maioria, senão ele cai… Tudo gira em torno do povo, para o povo e pelo povo.

Já na Teocracia, quem manda é o REI. Ele é Senhor absoluto, inquestionável, q não se manipula, nem se deixa manipular por grupos, interesses ou politicagens… ele manda e o povo obedece! Esse REI levanta seus servos como líderes. Assim vemos Deus como rei, levantando servos: Abraão, Moisés, Josué, Juízes, profetas. Saul, Davi, Jesus. Chega a Igreja hoje e recebe esses servos como seus lideres e pastores, e aí, eles terão q obedecer a Deus e não aos homens. Mas os homens mandam nas Igrejas q pertencem a Deus, mas foram usurpadas pelo homem. aí, o pastor q Deus levantou, precisa antes obedecer aos homens, a assembleia geral q é reconhecida legalmente como autoridade máxima… e Deus, onde fica?

Essa é a MENTE QUE precisa de uma METANOIA…!!!

V – MENTE TRANSFORMADA P/ PROSPERAR NO REINO D DEUS – Jesus quer trocar a nossa mente d pobreza e miséria, por uma mente de riqueza e prosperidade! Só quem gosta da pobreza e da miséria é o diabo… Sl 35:27 “Bradem de júbilo e se alegrem os q desejam a minha justificação, e digam a minha justificação, e digam continuamente: Seja engrandecido o Senhor, q se deleita na prosperidade do seu servo.

Jesus quer fazer uma metanóia em nossa mente mesquinha p/ uma mente próspera… – a alma generosa prosperará (Pv 11:25)! Só quem colhe é quem semeia… – A nossa MENTE precisa entender isso…

Quanto mais se RETEM, MENOS SE PROSPERA… – Pv 11:24 “A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e MAIS; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em PURA PERDA”!!!

CONCLUSÃO: Como está a sua MENTE? – Você precisa de uma METANOIA?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *